Fechar

1. Identificação
Tipo de ReferênciaResumo em Evento (Conference Proceedings)
Sitemtc-m21d.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador8JMKD3MGP3W34T/47F6SUS
Repositóriosid.inpe.br/mtc-m21d/2022/08.18.12.40
Última Atualização2022:08.18.12.40.49 (UTC) simone
Repositório de Metadadossid.inpe.br/mtc-m21d/2022/08.18.12.40.49
Última Atualização dos Metadados2023:01.03.16.46.12 (UTC) administrator
Chave SecundáriaINPE--PRE/
Chave de CitaçãoFerreiraPradFülb:2022:AvDeBa
TítuloAvaliação e desenvolvimentos com base na plataforma de educação Moodle
FormatoOn-line
ProjetoAvaliação e desenvolvimentos com base na plataforma de educação Moodle nas áreas da Pós-Graduação, Extensão e Capacitação do INPE
Ano2022
Data de Acesso09 maio 2024
Tipo SecundárioPRE CN
Número de Arquivos1
Tamanho80 KiB
2. Contextualização
Autor1 Ferreira, Eurialdo Mendes
2 Prado, Antonio Fernando Bertachini de Almeida
3 Fülber, Heleno
Identificador de Curriculo1
2 8JMKD3MGP5W/3C9JGJA
Grupo1
2 DIMEC-CGCE-INPE-MCTI-GOV-BR
Afiliação1 Universidade Federal do Pará (UFPA)
2 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
3 Universidade Federal do Pará (UFPA)
Endereço de e-Mail do Autor1 eurialdomendes@gmail.com
2 antonio.prado@inpe.br
3 fulber@ufpa.br
EditorRibeiro, Valéria Cristina dos Santos
Paulicena, Edésio Hernane
Almeida, Elton Kleiton Albuquerque de
Correia, Emilia
Souza, João Paulo Estevam de
Hey, Heyder
Escada, Paulo Augusto Sobral
Savonov, Roman Ivanovitch
Camayo Maita, Rosio del Pilar
Nome do EventoSeminário de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SICINPE)
Localização do Eventoon line
Data22 a 26 – ago
Editora (Publisher)Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Cidade da EditoraSão José dos Campos
Páginas1
Título do LivroResumos
Tipo TerciárioIniciação Científica
OrganizaçãoDivisão de Fomento a Pesquisa e Desenvolvimento (DIFPD)
Histórico (UTC)2022-08-18 12:43:13 :: simone -> administrator :: 2022
2022-09-14 20:20:17 :: administrator -> simone :: 2022
2022-12-05 17:02:56 :: simone -> administrator :: 2022
2023-01-03 16:46:12 :: administrator -> simone :: 2022
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Tipo de Versãopublisher
Palavras-ChaveMoodle
cursos
aulas
internet
intranet
open-source
PHP
MySQL
ResumoEste projeto tem como objetivo avaliar a plataforma Moodle para promoção de aulas/cursos online nas áreas de Pós-Graduação, Extensão e Capacitação. Contará com um curso piloto para validar e customizar um ou mais cursos de extensão do INPE, atendendo os seguintes perfis, aluno, professor/criador de cursos e gerente. O Moodle, sigla que significa no português, Ambiente de Aprendizado Modular Orientado, é um sistema de software livre e código aberto, que funciona como uma sala de aula online, na qual, professores podem disponibilizar material didático, propor tarefas interativas, como testes e discussões em fóruns. Pelo projeto, o bolsista irá instalar e configurar o Moodle, disponível gratuitamente na Internet, tendo como base as características do ambiente da Internet do INPE. Para a instalação e configuração, o bolsista com base em conhecimento mínimo de programação, em especial nas linguagens de código PHP e MySQL, deverá interagir inicialmente com o grupo da área de Tecnologia da Informação do INPE-SJC. Na sequência, interagir com os possíveis usuários das Divisões de Pós-Graduação (DIPG) e de Extensão e Capacitação (DIEXC), ambas ligadas à Coordenação de Ensino, Pesquisa e Extensão (COEPE). Em uma etapa seguinte, o bolsista fará uma avaliação do Moodle junto aos usuários, para então definir e desenvolver um piloto que envolverá os perfis de gestores e de educadores. Após a customização e teste do piloto, adicionalmente será elaborada as primeiras versões de tutoriais e manuais para os diferentes usuários do Moodle-INPE. Após todos os processos e levantamento de requisitos instalação e configuração do Moodle, foi implementador na plataforma um curso de Linguagem de Programação Python3 Básica, como curso piloto, que contou com 40 inscritos em apenas 2 dias. O curso teve sua configuração com diversas funcionalidades da plataforma, com duração de uma semana, o curso foi montado com material de apoio (PDF), fórum, vídeo, repositório de arquivos, e aulas online. Durante a abertura das inscrições notou-se a uma grande demanda de discentes interessados em participar do curso, assim enfatizando a validação da plataforma mediante as demandas de cursos online no Espaço Virtual de Aprendizagem do INPE. Onde futuramente será concentrado diversos cursos da área do conhecimento.
ÁreaETES
Arranjo 1urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção a partir de 2021 > CGCE > Avaliação e desenvolvimentos...
Arranjo 2Avaliação e desenvolvimentos...
Conteúdo da Pasta docacessar
Conteúdo da Pasta sourcenão têm arquivos
Conteúdo da Pasta agreement
agreement.html 18/08/2022 09:40 1.0 KiB 
4. Condições de acesso e uso
URL dos dadoshttp://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34T/47F6SUS
URL dos dados zipadoshttp://urlib.net/zip/8JMKD3MGP3W34T/47F6SUS
Idiomapt
Arquivo AlvoResumo_Eurialdo_Mendes_Ferreira.pdf
Grupo de Usuáriossimone
Grupo de Leitoresadministrator
simone
Visibilidadeshown
Detentor dos Direitosoriginalauthor yes
Permissão de Atualizaçãonão transferida
5. Fontes relacionadas
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/46KTFK8
8JMKD3MGPDW34P/47KJQBP
Lista de Itens Citandosid.inpe.br/mtc-m16c/2022/09.14.20.14 5
sid.inpe.br/mtc-m21/2012/07.13.14.40.20 1
Acervo Hospedeirourlib.net/www/2021/06.04.03.40
6. Notas
NotasBolsa PIBIC/PIBITI/INPE/CNPq.
Campos Vaziosarchivingpolicy archivist callnumber contenttype copyholder copyright creatorhistory descriptionlevel dissemination doi e-mailaddress edition isbn issn label lineage mark mirrorrepository nextedition numberofvolumes orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress readpermission schedulinginformation secondarydate secondarymark serieseditor session shorttitle sponsor subject tertiarymark type url volume
7. Controle da descrição
e-Mail (login)simone
atualizar 


Fechar